Mais um tucano graúdo apoia Lula

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Foto: O Globo

Em reunião da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com comunicadores digitais, o deputado federal André Janones (Avante-MG) sugeriu uma série de ações para impulsionar as publicações a favor do petista nas redes sociais. As orientações vão desde ações centralizadas a dicas de publicar ou postar um conteúdo de acordo com o número de seguidores de cada perfil.

O encontro virtual nesta terça-feira, que incluiu um apelo de Lula para que os apoiadores suspendam “todas as horas vagas nossas para se integrar à campanha”, contou com 18 mil comunicadores digitais e a discussão de estratégias de combate às fake news e à conquista de votos de indecisos.

O deputado mineiro não integra a coordenação da campanha, mas tem ajudado Lula de forma paralela nas redes sociais. Abaixo os oito pontos que Janones indicou para a campanha de Lula ganhar a guerra digital contra Jair Bolsonaro:

1. Ações coordenadas e centralizadas: todo mundo postar o mesmo tema
Na avaliação de Janones, o “bolsonarismo 2.0” trabalha não só com robôs, mas também com “robôs humanos”, pessoas que seguem determinadas coordenadas conforme a voz de comando da liderança adversária. O deputado defende que se contraponha a isso com uma comunicação centralizada, unificando o comando e definindo pautas específicas para cada dia.

2. Preparação para mudanças repentinas
Se a pauta definida para o dia nas redes sociais é atravessada por um assunto mais urgente, como o caso do “pintou o clima” dito por Bolsonaro a respeito de adolescentes venezuelanas, cabe à militância mudar a pauta na mesma hora.

3. Postar ou repostar?
Para perfis com mais de 10 mil seguidores, a sugestão é que a pessoa publique os conteúdos na sua rede. Se tem abaixo de 10 mil seguidores, a orientação é que retuíte ou compartilhe para gerar impacto maior.

4. Na sua rede você é a estrela
Fale em primeira pessoa no seu perfil. A pessoa que o segue quer saber do seu conteúdo. Mostre ao vizinho, parente ou amigo que seu candidato é o melhor: isso tem mais peso do que qualquer outra pessoa defendendo um candidato. Essa orientação leva em conta a lógica de que toda pessoa é um influenciador.

5. Focar no adversário
Não parta para cima de apoiadores de Bolsonaro. Janones considera que foi ato falho, por exemplo, atacar os sertanejos que declararam apoio ao presidente. Não se está disputando eleição com sertanejos, eles têm direito a votar em quem quiserem, disse. O confronto deve ser feito apenas com o adversário.

6. Estética ou entrega?
Tudo o que é tosco a rede entrega bem. A rede não entrega estética aprimorada. Conteúdos mais produzidos não têm a mesma adesão.

7. Comunicar no ambiente correto e foco em furar a bolha
Com pouco tempo até a eleição, o foco deve ser o público-alvo: o eleitor indeciso da Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Deixe de lado quem já está decidido. As peças usando a imagem de Simone devem ter esse foco específico, com conteúdo certos para cada público alvo.

8. Garantir presença em massa na entrevista do Lula Flow
A grande missão da militância nesta terça-feira é superar o número de visualizações da entrevista de Bolsonaro ao podcast Flow. Lula falará para o canal às 19h.

O Globo