Pesquisa Quaest testará metodologia para prever abstenção

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Foto: Gladyston Rodrigues e Túlio Santos/EM/DA Press

Nova pesquisa de intenções de voto para presidente da República será divulgada às 14h desta quinta-feira (13/10) pela Quaest Pesquisa e Consultoria, em parceria com a Genial Investimentos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão na disputa, que será definida em 30 de outubro.

A pesquisa desta quinta vai contar com uma novidade na forma de analisar a declaração dos votos em branco ou nulo. Diretor da Quaest, Felipe Nunes vai adotar um modelo chamado “likely voter”, conforme ele explica.

“Esse procedimento visa minimizar os efeitos que a abstenção não-aleatória entre os subgrupos do eleitorado tem causado na capacidade de os institutos estimarem votos nas urnas. Muito mais gente diz que vai votar do que realmente vota, então não é suficiente perguntar às pessoas se elas vão votar e subtraí-las da amostra para se obter estimativas precisas para o subconjunto de entrevistados que são mais representativos do provável eleitorado válido”, afirmou Felipe Nunes, via redes sociais.

“É preciso criar um modelo que pondera o resultado pelas chances de cada indivíduo ir votar. O nosso modelo de likely voter foi construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest. Combinamos dados sobre o interesse na eleição, comportamento eleitoral anterior e sua intenção de votar com estimativas de pós-estratificação usando estatísticas sintéticas de estratos conhecidos do eleitorado”, completou.

Esta será a segunda rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno da eleição presidencial. Na primeira, divulgada na última quinta-feira (6), Lula teve 48% dos votos, contra 41% de Bolsonaro. Brancos ou nulos somaram 4%, enquanto 7% disseram estar indecisos.

Contando somente votos válidos, Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07940/2022.

Correio Braziliense