Rússia ameaça mundo com “3a guerra mundial”

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Anadolu Agency via Getty Images

O vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Venediktov, afirmou, em entrevista à agência Tass, que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode levar à Terceira Guerra Mundial. A autoridade diz que o pedido de Volodomyr Zelensky é somente “um movimento de propaganda” para criar ruído informativo e chamar a atenção para si mesmos mais uma vez.

“Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para a 3ª Guerra Mundial”, disse Venediktov. Como de praxe, ele também aproveitou para criticar o governo ucraniano, afirmando que muitos membros da alta cúpula “estão fora de contato com a realidade” e, por isso, não estranharia que alguém acreditasse realmente que é algo possível.

O pedido para a entrada imediata da Ucrânia na Otan foi feito por Kiev, mas o assunto está sendo debatido. Enquanto isso, a organização e o G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) continuam fornecendo armas e equipamentos de defesa para os ucranianos. Esses envios aumentaram depois de novos ataques russos ao país, consequência da explosão que destruiu parte da ponte de Kerch, que liga a Crimeia à Rússia.

Segundo o membro do Conselho de Segurança da Rússia, o presidente Vladimir Putin e seu governo sabem que as ações tomadas pelos ocidentais mostram que eles são parte direta do conflito. “A adesão da Ucrânia à Otan dará ao envolvimento do ocidente [no conflito], automaticamente, uma nova qualidade”, aponta Venediktov, o que traria graves consequências para toda a humanidade.

“Os próprios membros da Otan entendem a natureza suicida desse passo”, afirmou, lembrando que alguns países admitiram aceitar a entrada da Ucrânia. “Mas as potências mais sérias, e até Bruxelas [referindo-se à sede da União Europeia], reagiram sem entusiasmo a essa iniciativa e emitiram imediatamente um conjunto padrão de contra-argumentos, descumprimento dos padrões do bloco, existência de disputas territoriais e assim por diante”, continuou o conselheiro.

Ele garantiu que a posição da Rússia sobre o assunto não se alterou. “A adesão da Ucrânia à Otan ou a algumas outras alianças formadas sob os auspícios dos Estados Unidos é inaceitável para nós”, concluiu Venediktov.

Metrópoles