Bolsonaristas decidem boicotar Copa

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro e grande parte de seus apoiadores optaram por não comentar nas redes sociais a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, nesta quinta-feira. Os filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), também mantiveram silêncio sobre o tema e fizeram apenas postagem relacionadas a temas políticos.

Leia mais: Diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, vira réu por improbidade administrativa por pedir votos a Bolsonaro
Saiba: Frota deixa equipe de transição de Lula a justifica decisão nas redes: ‘ataques covardes e preconceituosos’

A única postagem de Bolsonaro nesta quinta-feira depois do jogo foi um card de divulgação de seu canal no Telegram, convidando apoiadores a se inscrevem em seu grupo. O mesmo conteúdo foi divulgado por Carlos. Já Flávio manteve o silêncio, enquanto Eduardo postou um vídeo defendendo a representação apresentada por Valdemar Costa Neto e pelo PL, que pede o cancelamento de votos no segundo turno das eleições após problemas no funcionamento de urnas eletrônicas. A tese, no entanto, é refutada por especialistas no tema e não foi aceita pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

A postura de Bolsonaro é oposta à do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que postou um vídeo comemorando o gol do atacante Richarlison em seu Instagram. Na publicação, o petista comentou ainda seus palpites para a Copa, contando com a vitória do Brasil na competição.

 

“O Brasil vai ser campeão porque já faz 20 anos que a gente não ganha um título. A seleção está boa e nós temos três times que podem nos atrapalhar: a Inglaterra, que está muito boa, a Espanha, que está bem, e a França última campeã do mundo. Mas acho que Deus vai nos ajudar dessa vez e nós vamos ser campeões do mundo”, avaliou Lula.

Desde que foi anunciada a vitória de Lula no segundo turno das eleições, no fim de outubro, o clã Bolsonaro diminuiu consideravelmente o número de postagem em suas redes sociais. De acordo com levantamento feito pelo GLOBO com base na plataforma de monitoramento de redes da Meta CrowdTangle, a média de publicações por dia do grupo, no Facebook, é 14 vezes menor que a registrada durante a campanha eleitoral.

Outros nomes fortes dentro do grupo de apoiadores do presidente, como os deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e os deputados eleitos Eduardo Pazuello (PL-RJ), Ricardo Salles (PL-SP), também não comentaram em suas redes a vitória do Brasil sobre a Sérvia.

Uma das poucas apoiadoras de Bolsonaro que comentou o jogo em suas redes foi a senadora eleita Damares Alves (Republicanos – DF). Em suas contas, ela parabenizou a seleção pela vitória.

“Parabéns, seleção, por ter trazido um pouco de alegria a um país que está tão triste”, escreveu Damares.

 

O filho mais novo do presidente, Jair Renan, também comentou o jogo do Brasil em suas redes. Em seus stories do Instagram o “Zero Quatro”, como é popularmente conhecido, repostou uma foto do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, com a legenda “Calma que agora é nossa hora. Pra cima Brasil”.

Já o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira publicou em seus stories uma mensagem de apoio ao jogador Neymar, que foi substituído do jogo após se lesionar. “Força meninoNey”, escreveu o político. A atuação do jogador em campo recebeu uma atenção especial por parte dos apoiadores do presidente. Durante uma live, ainda em campanha pelo apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), Neymar prometeu festejar seu primeiro gol na Copa do Mundo do Catar fazendo uma homenagem a Bolsonaro. O jogador, no entanto, não marcou nesta primeira partida, que terminou com o placar de 2×0 para o Brasil, sendo dois gols do jogador Richarlison.

O Globo