Deputados querem quebrar sigilos de empresários golpistas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Deputados do PSol pediram que o Supremo Tribunal Federal investigue os empresários apontados pelo Ministério Público Federal como financiadores dos atos golpistas que aconteceram após a derrota de Jair Bolsonaro. A petição, protocolada na segunda-feira (14/11), propõe que a apuração ocorra no âmbito do Inquérito das Fake News.

No documento enviado ao STF, os deputados baseiam o pedido em casos já revelados pela imprensa, de empresários citados em relatórios como financiadores dos atos que paralisaram estradas e clamam por intervenção militar.

Os parlamentares solicitam também que, após incluir a apuração no Inquérito das Fake News, a Suprema Corte determine a quebra do sigilo telefônico e bancário dos empresários, para fins de investigação.

“Todos esses fatos trazidos à baila da presente petição deixam claro que há em curso um amplo e sistemático modelo de financiamento de atos golpistas, somado à profusão de fake news, que tem graves consequências para a democracia brasileira. É fundamental que os poderes constituídos tomem as providências cabíveis para punir os responsáveis pelos atentados contra o Estado Democrático de Direito”, alega o documento.

Assinaram o pedido os deputados Ivan Valente, Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna, Glauber Braga, Talíria Petrone, Viviane da Costa Reis e Luiza Erundina.

Metrópoles