Governo Lula não privatizará Dataprev

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ruy Baron/Valor

Integrante do grupo técnico de transição da previdência, o ex-ministro José Pimentel (PT-CE) afirmou hoje que uma das sugestões que será apresentada por sua equipe será a retirada da Dataprev da lista de privatizações. A prioridade do novo governo, segundo o petista, será melhorar o atendimento a beneficiários, dando mais celeridade para análise da fila, que hoje teria 2 milhões de pessoas.

“Tirar a Dataprev do rol de privatizações e qualificar a TI da Dataprev resolve e melhora muito”, disse Pimentel, que foi ministro da área no segundo governo Lula, além de senador e deputado federal.

Questionado sobre o prazo para zerar ou diminuir a fila, Pimentel argumentou que primeiro é necessário saber qual é a estrutura de servidores. O atual governo, lembrou o ex-ministro, contratou 7 mil militares para um mutirão.

“Precisamos reativar as coisas boas”, disse. “Em 2009, 60% dos benefícios eram concedidos através do reconhecimento automático, este é o problema”.

Pimentel opinou ainda que não é o momento de propor qualquer revisão na reforma da Previdência pois a prioridade é a PEC que garantirá recursos ao Bolsa Família.

Ele também evitou responder se o novo governo irá recriar um ministério exclusivo para temas de Previdência.
Além do ex-ministro, compõem o grupo:

Alessandro Antônio Stefanutto, procurador federal; Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp; Fabiano Silva, advogado e dirigente de comissões na área previdenciária da OAB; Jane Berwanger, professora de direito previdenciário; e Luiz Antônio Adriano da Silva, sindicalista e secretário-geral do Solidariedade.

Valor Econômico