Heleno foge de depor na Câmara

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/O Globo

O ministro do Gabinete de Segurança Instituciona (GSI), General Augusto Heleno, faltou hoje a audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Pouco antes do horário marcado – 10 horas -, o chefe do GSI alegou “problemas de saúde” para não ir à reunião, informa nota do Psol.

Ele havia sido chamado para explicar os atos de 7 de Setembro e a interferência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em investigação da Polícia Federal (PF) sobre o filho mais novo do presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) já protocolou novo requerimento de convocação para ser aprovado amanhã (23). Foi também Valente quem havia feito o primeiro protocolo para a audiência desta terça-feira.

“O cancelamento da vinda do general é uma quebra de acordo por parte do governo”, diz a nota do Psol ao acrescentar que “normalmente, os requerimentos de convocação são transformados em convites, mas, nesse caso, deve ser mantido como convocação”.

A nota informa ainda que reportagem de “O Globo” de 30 de agosto destacou que a PF afirmou, em relatório, que a Abin atrapalhou o andamento de uma investigação envolvendo Jair Renan Bolsonaro. O objetivo, segundo Valente, seria prevenir ‘riscos à imagem’ do presidente.

Valor Econômico