PF pressiona Senado por aumento de salários
Foto: Agência Brasil
Delegados da Polícia Federal passaram a procurar senadores para pedir a aprovação da PEC 63, que será votada nesta quarta-feira no plenário da Casa. A Proposta de Emenda à Constituição restabelece a promoção automática a cada cinco anos, com aumento salarial de 5%, para juízes e procuradores. Outras carreiras, no entanto, apresentaram emendas para terem direito ao benefício.
A Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) enviou uma mensagem nesta manhã aos senadores na qual diz que “manifesta-se favoravelmente à emenda” que inclui a categoria entre os beneficiários. “Tal inovação deve-se à extrema necessidade de, em um momento de renovação na transparência do País, manter imparcial a força investigativa”, diz o texto.
A emenda que propõe a inclusão dos delegados da PF na PEC é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que integra a equipe de transição de Lula no grupo temático da saúde. A decisão do presidente do Senado, Rodrigo de Pacheco (PSD-MG), de pautar o projeto, no entanto, foi mal recebida por boa parte do governo eleito.
Como informou a coluna, além de críticas em relação ao impacto fiscal da PEC, que pode chegar a bilhões, a medida cria para o governo Lula problemas junto a outras carreiras do funcionalismo público, já que a tendência é que apenas o texto inicial seja aprovado. Com isso, só juízes federais e procuradores teriam direito ao benefício.