Faria Lima se conforma com Haddad na Fazenda
Foto: Cristiano Mariz/Ag~encia O Globo
Fernando Haddad será anunciado logo mais, às 10h15, como o ministro da Fazenda de Lula. Beleza. Mas que ninguém espere para hoje que os nomes de sua equipe econômica sejam divulgados também nesta sexta-feira. Ela não está fechada. As últimas conversas e convites serão feitos no fim de semana.
A previsão é de que o anúncio dos postos mais relevantes (secretarias executiva, de política econômica e a doTesouro) aconteça na semana que vem.
Será essa a nova interrogação dos mercados financeiros.
A indicação de Haddad não causará um milímetro de surpresa a ninguém da Faria Lima. Nas duas últimas semanas só um marciano não perceberia que Lula e o próprio Haddad davam todos os sinais nesta direção.
A escolha de Haddad está, portanto, precificada.
O grande temor hoje da Faria Lima é outro. Atende pelo nome de André Lara Resende.
O ex-presidente do BNDES no governo FHC e um dos pais do Cruzado e do Real não terá qualquer cargo executivo no governo Lula — inclusive por que não quer. Mas tem sido ouvido por Lula.
Lara Resende nos últimos anos abandonou alguns conceitos da teoria econômica mais ortodoxa e passou a ser um entusiasta da chamada teoria monetária moderna, que causa urticária na turma do mercado financeiro e em parte dos economistas.