Nenhuma meta de vacinação no Rio é atingida

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/ foto de arquivo

O estado do Rio de Janeiro não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para nenhuma vacina do calendário básico infantil e também está abaixo da média nacional em todos os imunizantes. A conclusão é Observa Infância, que analisou dados preliminares do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) para 2022.

As vacinas que protegem contra poliomielite; difteria, tétano e coqueluche; hepatite B e pneumonia e meningite bacterianas não chegaram à metade da população-alvo no estado. A situação é ainda mais preocupante em relação ao sarampo: apenas 28% dos bebês que deveriam ser vacinados receberam a segunda dose do imunizante na idade recomendada.

As coberturas vacinais do estado também são extremamente baixas para febre amarela (41%); catapora (34%) e hepatite A (31%). A BCG, que protege contra formas graves de tuberculose e em 2022 foi a única vacina a atingir a meta do Ministério da Saúde no cenário nacional, só chegou a 75% dos bebês que deveriam ser imunizados no Rio de Janeiro.

O Globo