Brasil agradece apoio internacional contra terrorismo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Janine Moraes/CB

O Ministério das Relações Exteriores agradeceu, nesta segunda-feira (9/1), o apoio de líderes internacionais contra o ataque terrorista perpetrado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) às sedes dos Três Poderes no domingo (8/1), em Brasília.

“O Ministério das Relações Exteriores agradece e registra as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional, pelos mais diversos canais, diante da violência golpista registrada no dia de ontem”, disse o Itamaraty em nota. A sede dos ministérios esteve entre os prédios públicos depredados pelos terroristas.

O texto ressalta que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contou com a presença de 60 delegações internacionais de alto nível, e “representou um reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras”. O ministério afirmou ainda que o repúdio à tentativa golpista tem sido “unânime” na comunidade internacional.

“A China acompanha de perto e se opõe firmemente ao ataque violento contra as autoridades federais no Brasil em 8 de janeiro”, afirmou o porta-voz do país Wang Wenbin. “Acreditamos que, sob a liderança do presidente Lula, o Brasil manterá a estabilidade nacional e a harmonia social” completou. Países da União Europeia, os Estados Unidos, a França, entre outras nações, também expressaram apoio ao presidente Lula e contra os atos terroristas.

“O Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos”, disse o Itamaraty.

Confira a nota do Itamaraty na íntegra:

O Ministério das Relações Exteriores agradece e registra as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional, pelos mais diversos canais, diante da violência golpista registrada no dia de ontem (8/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma festa democrática que contou com a presença expressiva de mais de 60 delegações internacionais de alto nível, representou um reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras. No mesmo sentido, desde ontem tem sido unânime e contundente o repúdio de países e organismos internacionais aos atos de terrorismo e vandalismo que chocaram o Brasil e o mundo.

O Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos. O Governo brasileiro e o Itamaraty seguirão, com determinação, defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988, sob a qual o País registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana.

Correio Braziliense