Deputado príncipe e monarquista quer chefiar a Câmara
Divulgação / Câmara dos Deputados
Estão a todo vapor as negociações de Valdemar Costa Neto para convencer o deputado príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança a não lançar a candidatura à presidência da Câmara contra Arthur Lira, atual presidente que busca a reeleição.
O PL quer participar do bloco de apoio a Lira, do PP, e com isso, indicar o relator do orçamento este ano. O deputado que assumir a relatoria vai participar ativamente da elaboração dos recuros de 2024, ano de eleições municipais.
Mas o deputado príncipe, com o apoio do grupo bolsonarista, almeja lançar candidatura contra o atual presidente. Um dos grandes entusiastas da ideia é Ricardo Salles, que busca a presidência de uma comissão relevante na Câmara para se projetar para as próximas eleições, quando pode concorrer à Prefeitura de São Paulo.
Ao ex-ministro do Ambiente, o PL avalia negociar a presidência da Comissão do Meio Ambiente para que o grupo de deputados desista da candidatura contra Lira.
Nas negociações, o PL já abriu mão de disputar a primeira vice-presidência da Câmara, que estava prometida ao deputado Sóstenes Cavalcante, para apoiar Marcos Pereira, que será o candidato do Republicanos à vaga. Assim, Sóstenes pode ficar com a segunda vice ou outra secretaria da Mesa Diretora e o Republicanos apoiará Rogério Marinho no Senado.