Ibaneis, Anderson Torres e PMDF são principais culpados

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Brasil

Governador afastado, Ibaneis Rocha, seu secretário de Segurança exonerado, Anderson Torres, e a Polícia Militar do Distrito Federal renderam mais de um milhão de interações no Twitter no contexto da invasão e vandalismo de bolsonaristas em prédios dos Três Poderes, neste domingo, em Brasília.

O levantamento realizado pela Vox Radar mostra que Ibaneis foi o mais presente no debate, gerando mais de 15 mil conteúdos (entre postagens originais e compartilhamentos) e 563 mil interações. Por sua vez, Anderson foi mencionado em pouco mais de 12 mil conteúdos, totalizando 207 mil interações, enquanto a PM do Distrito Federal foi citada em cerca de 7 mil conteúdos, com engajamento total de 241,4 mil.

Os dados mostram que, somados os três personagens, foram 171,2 mil interações em postagens que os citaram associados a termos como “coniventes”, “complô” e “cúmplices”, levantando a hipótese de apoio aos atos de vandalismo.

Especificamente sobre Ibaneis e Anderson, houve ainda cerca de 80 mil interações e postagens que pediam suas prisões, ou que fosse para cadeia. No caso do governador, a postagem com mais engajamento pedindo a sua prisão foi do deputado federal André Janones (Avante-MG). Ibaneis ainda somou cerca de 30 mil interações em postagens que o associaram aos termos ‘impeachment’ e ‘cassação’.

Levando em consideração as postagens sobre Ibaneis, o termo mais repetido foi ‘intervenção’, com pico justamente no momento em que Lula determinou a intervenção federal na Segurança do Distrito Federal. Ele ainda foi associado com destaque aos termos ‘terroristas’ e ‘segurança’.

Já Anderson Torres teve ‘lamentável’ como palavras mais presentes em suas postagens, por conta da sua primeira publicação sobre o tema, na qual relatou “cenas lamentáveis” em Brasília e foi cobrado nos comentários. Os termos ‘preso’ e ‘cadeia’ também estiveram entre os mais repetidos nos posts que mencionaram Torre.

Os dados consideram todas as postagens com menções a Ibaneis Rocha, Anderson Torres e PMDF ocorridas no Twitter entre 14h e 20h de domingo.

O Globo