Lula tenta convencer “Bolsonaro” uruguaio a não sabotar Mercosul
(crédito: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue agenda de viagens pela América do Sul. Ele desembarcou nesta quarta-feira (25./1) no Uruguai, em Montevidéu, onde se reunirá com o presidente Luis Lacalle Pou. O objetivo da viagem é o fortalecimento do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Uruguai sinalizou uma possível saída do bloco. O país deseja firmar acordos fora do Mercosul, com países como a China, mas o tema não é consenso entre os integrantes do grupo que temem deterioração do bloco.
Após a reunião, será feita uma declaração conjunta à imprensa. A expectativa é de que Lula também participe da cerimônia de outorga da distinção “Compromisso Ambiental”, da prefeitura de Montevidéu, onde deverá receber a medalha “Más Verde”, em reconhecimento aos esforços em defesa do meio ambiente. Após a entrega do prêmio, Lula visitará a chácara do ex-presidente Pepe Mujica. A previsão é de que o chefe do Executivo retorne a Brasília ainda no fim da noite de hoje.
Na comitiva internacional, acompanham o chefe do Executivo brasileiro os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República); além do assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim, e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.