Moro quer governar o Paraná
MAURO PIMENTEL / AFP
O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) assume seu mandato como senador pelo Paraná em 1o de fevereiro, mas já traça um plano para alçar outros voos na política em 2026.
Moro sinalizou a aliados e empresários em conversas recentes que planeja se candidatar ao governo do Paraná. Quando toca no assunto, o ex-ministro de Bolsonaro analisa que a ausência do atual governador do Estado, Ratinho Júnior. (PSD), na disputa aumenta sua chance. Como já foi reeleito em 2022, Ratinho Júnior. não pode voltar a concorrer à reeleição daqui a quatro anos.
A candidatura do ex-juiz ao governo do Paraná em 2022 chegou a ser avaliada, mas a opção acabou sendo pelo Senado.
Moro tem aproveitado essas conversas para justificar as razões que lhe fizeram apoiar Jair Bolsonaro na eleição do ano passado. O ex-juiz argumenta que, apesar de ter rachado com o ex-presidente e saído de seu governo, em 2020, este era o único caminho que tinha.
Como informou a coluna, em dezembro, o PL, partido de Bolsonaro, acionou Sergio Moro na Justiça, na tentativa de cassar seu mandato de senador.
No processo que corre no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Moro é acusado de abuso de poder econômico e caixa dois. A intenção do PL é que a Justiça Eleitoral convoque novas eleições e que seu candidato, Paulo Martins, que ficou em segundo lugar na disputa, seja eleito na vaga ocupada por Moro.