Com cargos no governo, União recusa falar com Lula
Embora o partido comande três ministérios no governo, os líderes do União Brasil na Câmara e no Senado se recusaram a participar de uma reunião com Lula nesta semana.
Na quarta-feira (8/2), nem o deputado Elmar Nascimento (BA), nem o senador Efraim Filho (PB) compareceram à reunião do Conselho Político da Coalizão com Lula, no Palácio do Planalto.
Diferente de outros partidos, que enviaram seus dirigentes e seus líderes no Legislativo, o União estava representado no encontro apenas pelo presidente nacional da legenda, Luciano Bivar.
A decisão dos dois líderes do União de não participar da reunião com Lula veio dias após Elmar ser excluído de uma reunião de lideranças da base com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Na segunda-feira (6/1), Haddad recebeu líderes de siglas aliadas para debater a pauta econômica. O líder do União na Câmara, porém, não foi convidado, o que irritou o parlamentar.
Elmar, vale lembrar, chegou a ser cotado para assumir um ministério no governo Lula. Seu nome, porém, acabou sendo vetado pelo PT da Bahia, adversário regional do parlamentar.