Deputado pittboy vira réu por preconceito

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arte O Globo

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se tornou réu por injúria racial contra a também parlamentar Duda Salabert (PDT -MG), mas esta não é a primeira polêmica em que ele se envolve por comentários tidos como preconceituosos.

No começo da semana, o parlamentar foi acusado e gordofobia após compartilhar uma foto da influenciadora Thais Carla vestida de Globeleza , com a legenda “Tiraram a beleza e ficou só o Globo” .

 

Após a postagem, os advogados da influenciadora anunciaram que vão entrar na Justiça contra o deputado e pedir uma indenização de R$ 52.080 por danos morais e uso indevido de imagem.

“Estar ocupando o cargo de deputado federal não autoriza o político a violar a legislação vigente no país. Como especialistas em direito de imagem e em crimes cibernéticos, destacamos que a liberdade de expressão não é absoluta. Sendo assim, entendemos que o Sr. Nikolas Ferreira violou, para além da imagem, a honra da nossa cliente”, disseram as advogadas Ives Bittencourt e Janaína Abreu, em nota.

Em junho do ano passado, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais também instaurou inquérito para investigar vídeo publicado pelo então vereador Nikolas considerado transfóbico. Ele foi acusado de LGBTFobia e violação do artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por expor uma jovem de 14 anos nas redes sociais. Na gravação, o vereador pedia o boicote de uma escola privada de Belo Horizonte por permitir que uma aluna transgênero use o banheiro feminino. O parlamentar chegou a mostrar o momento em que a menor de idade foi questionada por sua irmã, também estudante, dentro do toalete e mencionou o nome da instituição de ensino.

No caso envolvendo a deputada federal Duda, Nikolas se referiu à parlamentar, uma mulher transexual, pelo pronome masculino. O caso aconteceu em dezembro de 2020, ano em que os dois foram eleitos vereadores em Belo Horizonte. A denúncia do Ministério Pública foi aceita pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que determinou ainda que 5ª vara criminal de Belo Horizonte para julgar a queixa-crime.

“Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é”, disse Nikolas sobre Duda em uma entrevista.

Durante os dois anos que Nikolas e Duda dividiram a tribuna da Câmara dos Vereadores de BH, os embates foram constantes.

O Globo