Novo diretor financeiro da Petrobras insultava Dilma
Foto: Reprodução
Indicado para ser o novo diretor financeiro e de relacionamento com investidores da Petrobras, Sergio Caetano Leite curtiu postagem do vereador Carlos Bolsonaro, retuitou mensagem de Jair Bolsonaro e ironizou a ex-presidente Dilma Rousseff no Twitter. Essas movimentações na rede social aconteceram em 2018.
Procurado pela coluna, Leite disse “as informações sobre essas postagens são antigas e estão totalmente descontextualizadas” e que “quem o conhece sabe de suas posições”.
Em junho de 2018, Leite respondeu a uma publicação de Dilma no Twitter relativa ao pedido de demissão do então presidente da Petrobras, Pedro Parente: “Nossa como escreve bem essa Dilma!!! Será que é a mesma? Foi alfabetizada?” (veja abaixo). Leite confirmou a autoria do post, mas disse que sua intenção foi ser irônico, porque teria acreditado que aquele não era o perfil verdadeiro da petista.
— Eu usei de ironia e acreditando que esse perfil não é dela. Tinham várias pessoas publicando coisas da Dilma e eu estava achando que esse perfil não era dela — justificou.
Em outubro daquele ano, o administrador também comentou uma postagem do jornalista Ricardo Noblat, hoje do site “Metrópoles”, que dizia que “Luiz Inácio da Silva nasceu em Garanhuns (PE) no dia 27 de outubro, mas foi registrado como tendo nascido em 6 de outubro”. Ao compartilhar a publicação, Leite escreveu: “A falta com a verdade começou bem cedo … ou pau qua (sic) nasce torto…”. Sobre esse post, Leite disse que a crítica foi dirigida ao jornalista e não a Lula.
Um mês depois, o administrador compartilhou uma mensagem de Jair Bolsonaro sobre o programa “Mais Médicos”, criado no governo Dilma. Nela, Bolsonaro afirmava que a continuidade do programa foi condicionada à aplicação de teste de capacidade e envio integral dos salários aos profissionais e que Cuba não aceitou a proposta. No post, Jair Bolsonaro afirmou que a maior parte dos recursos era “destinado à ditadura”.
Em novembro de 2018, Leite curtiu uma postagem de Carlos Bolsonaro na qual o vereador afirmava que “grande parte da suja mídia” acha que irá afastá-lo do pai e que “não têm a mínima noção” de que eles são.
No mês anterior, no dia do segundo turno da eleição, o administrador curtiu um post do cantor Lobão, pedindo votos para Jair Bolsonaro para presidente, João Doria para o governo de São Paulo e Wilson Witzel para o governo do Rio.
Em relação a esses três posts, Leite afirmou que provavelmente clicou nos mesmos por engano. Por telefone, disse que não é uma pessoa ativa na rede social e disse que “postaria mais elogiando” pessoas citadas, como Dilma e Lula, do que “o contrário”.
— Sou eleitor dos dois, votei em todas as oportunidades que tive na Dilma e no Lula. A chance de eu criticar o Lula e a Dilma e aderir a Bolsonaro é negativa — afirmou.
A indicação de Leite para a diretoria financeira da Petrobras foi feita pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, em 17 de fevereiro. Ambos já foram sócios, conforme informou a agência de notícias Reuters. De 2019 a janeiro de 2023, Leite atuou como subsecretário do Consórcio Nordeste. Essas indicações passarão por análises de conformidade e integridade da companhia e serão encaminhadas para a avaliação do comitê de pessoas e, depois, para a deliberação do conselho de administração da Petrobras. Procurada, a estatal não se pronunciou.