Base de direita de Lula vota com oposição
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Um deputado da base governista apresentou requerimento para travar a tramitação do PL das Fake News na Câmara. Marcos Tavares, do PDT do Rio de Janeiro, protocolou o pedido para instalar uma comissão especial destinada a discutir o Projeto de Lei nº 2630/20.
A criação de uma comissão especial é defendida por deputados da oposição bolsonarista, que querem protelar a votação do PL no plenário. O governo Lula é contrário à ideia.
No requerimento, Marcos Tavares alega que o projeto apresenta “risco de censura” e que não está claro se haverá “vigilância em massa de dados” — argumentos que seguem à risca a lógica da oposição.
No último dia 14, o PV republicou, em seu site oficial, um texto escrito pelo deputado Jadyel Alencar, do Piauí, em defesa da comissão especial. A sigla participa de uma federação com o PT e o PCdoB.
O relator do PL é o deputado Orlando Silva, do PCdoB de São Paulo. Orlando defende a aprovação de um requerimento de urgência para levar o projeto diretamente para votação no plenário.