Bolsonaro exige carro blindado e Lula nega

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Natanael Alves/Ascom PL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não fornecer dois carros blindados a que teria direito antes da viagem aos Estados Unidos, de onde retornou ontem após passar três meses em uma espécie de exílio autoimposto.

A reclamação foi feita em um vídeo divulgado nas redes sociais e gravado na sede do PL, onde Bolsonaro foi recebido por deputados, senadores e apoiadores após desembarcar no aeroporto de Brasília.

“Até segunda-feira, eu tinha direito a dois carros blindados. Com o anúncio da minha chegada aqui, a Casa Civil retirou. Estou com dois carros normais aí fora”, disse ele.

Após a reclamação de Bolsonaro, a Casa Civil publicou uma nota afirmando que nenhum ex-presidente tem direito a ter carros blindados cedidos pelo governo federal, citando a Lei 7.474, de 8 de maio de 1986.

“A Casa Civil da Presidência da República esclarece que nenhum ex-presidente tem direito a utilização de carro blindado. Conforme prevê a lei de 8 de maio de 1986, os ex-presidentes têm direito a dois veículos oficiais e os respectivos motoristas”, diz a nota.

“Nenhum ex-presidente utiliza veículos blindados cedidos pela Presidência da República. Reforçamos que os dois veículos foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro”, acrescenta o texto da Casa Civil.

No vídeo em que publicou nas redes sociais, Bolsonaro insinuou que pode ser vítima de facções criminosas, fazendo menção a um grupo alvo de uma operação recente da Polícia Federal por planejar um ataque contra autoridades e servidores públicos.

“Eu não tenho peito de aço. Vou tentar buscar um carro blindado para mim. Agora, não é uma atitude racional por parte desse governo”, reclamou, acrescentando que a decisão da Casa Civil seria um “recado” por parte do PT.

Em outro momento da gravação, Bolsonaro reconhece que a lei não determina que o governo lhe ceda carros blindados, como o solicitado. “Agora, você pode falar: tem amparo na lei ou não tem? Não está definido”, disse ele.

A reclamação sobre o carro blindado foi o segundo atrito entre Bolsonaro e o novo governo desde o retorno dos EUA. Ontem, a aliados, o ex-presidente já havia expressado irritação com o esquema de segurança montado no desembarque no aeroporto de Brasília.

Bolsonaro gostaria de ser recebido por apoiadores no saguão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, mas foi obrigado a sair por uma saída alternativa por agentes da Polícia Federal, que o levaram para a sede do PL, no centro da capital, sem contato direto com o público.

Valor Econômico