Bolsonaro também negou carro blindado a Lula
Foto: Reprodução/AFP
O governo Bolsonaro negou um carro blindado ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2021, na época, ex-presidente. Ontem, ao retornar ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a atual gestão, alegando que teria direito a dois carros blindados. A Casa Civil rebateu a fala, por meio de nota, e esclareceu que ex-presidentes não têm direito a veículos blindados.
No dia 23 de abril de 2021, o diretor de Recursos Logísticos da Secretaria-Geral da Presidência, Maurílio Costa dos Santos, assinou um documento em que afirmava que a solicitação de “01 (um) veículo executivo blindado, com sirene instalada” feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para dar apoio ao então ex-presidente Lula, não seria atendida. O fato foi relembrado pela colunista do jornal O Globo, Bela Megale.
Na época, o argumento foi o de que o órgão “não dispõe de veículo em condições e com tais características para atender a demanda”.
Confira a nota da Casa Civil após a declaração de Bolsonaro
“A Casa Civil da Presidência da República esclarece que nenhum ex-presidente tem direito a utilização de carro blindado. Conforme prevê a Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986, os ex-presidentes têm direito a dois veículos oficiais e os respectivos motoristas. Nenhum ex-presidente utiliza veículos blindados cedidos pela Presidência da República.
Reforçamos que os dois veículos oficiais foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.”