Câmara votará convocação de “Bob Neto”
Seguindo a determinação do PT de convocar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao Congresso Nacional, um deputado petista incluiu um requerimento de convocação em uma comissão que preside na Câmara.
Paulo Guedes, do PT de Minas Gerais, foi escolhido recentemente como presidente da Comissão de Finanças e Tributação. Na pauta da reunião desta quarta-feira (22/3), ele inseriu um pedido para convocar Campos Neto à Câmara.
O assunto, porém, é polêmico. Deputados de oposição acreditam que Campos Neto não possa ser convocado, apenas convidado, e querem transformar o requerimento em um simples convite (que pode, portanto, ser recusado).
A lei prevê que comissões permanentes têm poder de convocar “ministros ou titulares de instituições diretamente ligadas à Presidência da República”.
Após a aprovação da autonomia do Banco Central, há quem defenda que a instituição não é mais “diretamente” ligada à Presidência da República. O PT discorda. O assunto deve render na reunião da comissão nesta quarta-feira.
A solicitação é de autoria de Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, e pede a convocação para que Campos Neto preste esclarecimentos “sobre a política monetária e erro contábil no fluxo cambial”.