Dia da morte de Marielle vai virar data histórica

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mídia Ninja/Divulgação

O governo Lula pretende criar um dia nacional para homenagear Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018 em um crime político ainda sem solução. A sugestão da data deve ser apresentada na próxima quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher. No dia 14, a morte de Marielle completará cinco anos.

A iniciativa, que busca alertar sobre a violência política no país, é do Ministério da Igualdade Racial, comandado pela educadora Anielle Franco, irmã de Marielle. A pasta quer instituir o 14 de março, dia da morte da parlamentar, como Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra mulheres negras, periféricas e LGBTQIA+.

Na gestão Lula, o ministro da Justiça, Flávio Dino, prometeu publicamente se empenhar na solução do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Ao tomar posse na pasta, Dino disse que desvendar o crime era uma “questão de honra”.

No último dia 22, Dino mandou a Polícia Federal abrir um inquérito para auxiliar na apuração do caso. Até então, o crime era investigado apenas na Justiça do Rio de Janeiro.

Metrópoles