Dono do PP dá ultimato a União Brasil

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Cacique do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) afirma que, se não houver consenso com o União Brasil até o fim desta semana, a possibilidade da federação entre seu partido e o de Luciano Bivar (PE) chegará ao fim. A declaração foi dada ao Correio nesta quarta-feira (15/3).

“Está dependendo muito mais do União que do PP. Se terminar a semana sem uma decisão, vamos esquecer o assunto”, disse. A aglomeração entre ambas as legendas vem sendo costurada desde o começo do segundo semestre do ano passado, mas foi suspensa no calor das eleições presidenciais.

Ciro Nogueira diz que há adesão de mais da metade do União Brasil à federação. A reportagem, entretanto, apurou que as discussões estão ocorrendo concentradas nas mãos do líder da bancada na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e que Luciano Bivar tem dialogado com todos os parlamentares a fim de entender se de fato há um desejo majoritário pela formação.

A “resistência” do presidente nacional do União ocorre para que não haja dissidência entre deputados e senadores da legenda caso a federação se consolide. O receio de Luciano Bivar é de que uma medida que não seja popular dentro do partido possa desgastá-lo, apontam interlocutores próximos ao cacique.

Ciro Nogueira, cujo partido será favorecido com a federação, caso seja confirmada — já que o União, por ter cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é lido como aliado do Palácio do Planalto — argumenta que os entraves se dão também por razões regionais: os diretórios, com a mudança do governo federal, tendem a seguir as pautas governistas.

A sinalização da adesão de congressistas é relevante para a sobrevivência dos mandatos e dos apoios para as eleições 2024 e sobretudo 2026. O rateio de cargos de segundo e terceiro escalões do governo federal estariam envolvidos, caso a federação entre PP e União Brasil se consolide

Correio Braziliense