Lula já está se recuperando da pneumonia

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

O médico pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil, saiu do Palácio do Alvorada, nesta sexta-feira (24), após examinar o presidente e recomendar repouso na parte da manhã.

Kalil viajou a Brasília na madrugada desta sexta-feira (30) para examiná-lo após ele ser diagnosticado com uma “pneumonia leve”.

“O quadro dele é bom. Ele está de repouso e tomando antibióticos. Amanhã ele será reavaliado, mas a pneumonia, muito normal, não vai impedi-lo de viajar”, afirmou Kalil ao Valor.

O médico, que conhece Lula desde o início da década de 1990, ressaltou que a longa viagem de avião até a China não será problema para o presidente, já que o quadro da doença pulmonar é leve.

Em virtude da doença, no entanto, Lula decidiu adiar por um dia seu embarque à China. O quadro do presidente é considerado estável. A expectativa é de que, se a recuperação permanecer desta forma, a viagem para a China seja mantida.

Lula fez exames na noite de quinta-feira no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após retornar de viagem ao Rio. Ele segue na residência oficial na manhã desta sexta-feira, em repouso, mas pode participar de uma reunião com ministros à tarde. O encontro não foi confirmado oficialmente.

“O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio-Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, comunicou o Palácio do Planalto por meio de nota.

Ao Valor, o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que Lula chegou em casa apresentando muito cansaço. O presidente cancelou todos os compromissos que tinha para a manhã de hoje, entre eles uma reunião de coordenação com ministros e líderes do governo no Congresso.

O diagnóstico de pneumonia veio, segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, após uma agenda extensa, em que Lula enfrentou “sol escaldante” e poucas horas de sono.

“Ele exagera, né”, disse Macedo, entre risos, durante evento para celebração do acordo de reajuste salarial de servidores da União. “Pegou helicóptero, sol escaldante, sucessão de eventos… Tem que ter um pouco de cuidado porque baixa a imunidade.”

O ministro acompanhou Lula nas viagens de quarta e quinta-feira, em que a comitiva esteve na Paraíba, Pernambuco e no Rio de Janeiro.

Valor Econômico