Memórias do cárcere levam Lula às lágrimas
O presidente Lula (PT) chorou hoje, durante uma entrevista, ao se lembrar do período que passou preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.
O que ele disse?
- Para ele, a prisão foi “momento de resistência”. “Quantas vezes eu deitava naquela cama, de barriga para cima, olhando para o teto… é preciso muita força para sobreviver àquilo. Nem todo mundo suporta isso.”
- “Foi um processo de destruição”, afirmou.
- Lula lembrou os momentos mais difíceis dos últimos anos, como a morte de sua ex-mulher Marisa Letícia e de seu irmão Vavá –quando a Justiça não permitiu a tempo que ele deixasse o cárcere para comparecer ao enterro. “Tinha certeza de que ia sobreviver e voltar mais forte.”
- Lembrou ainda que, semanalmente, um procurador o visitava na cadeia para perguntar se ele estava bem.
Lula ficou preso entre 2018 e 2019 na sede da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense em razão de condenações em processos da Operação Lava Jato —elas foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal.
“Uma coisa que eu tenho muito orgulho é que o procurador entrava para ver se estava tudo bem, eu falava: ‘Não está tudo bem. Vai ficar quando eu f**** esse [ex-juiz e hoje senador Sergio] Moro. Estou aqui [na cadeia] para me vingar dessa gente, e se preparem que eu vou provar’. Quando me lembro disso, fico com uma certa mágoa, porque foi um processo de destruição que não é fácil suportar.” (Lula, em entrevista).
Como foi a entrevista:
- Os assuntos tratados foram bem econômicos, com críticas ao FMI (Fundo Monetário Internacional, à gestão de Paulo Guedes e às privatizações.
- Teve um desagravo ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). “Haddad já tem muita política na cabeça. Não há problema do PT com o Haddad. Tenho um carinho profundo por ele. E tenho certeza de que o Haddad vai ajudar a resolver o problema deste país.”
- Também disse que vai “continuar batendo” no Banco Central para reduzir as taxas de juros, hoje em 13,75%. “Se a economia não voltar a crescer, você não faz o povo ficar alegre. Precisamos fazer muito crédito.
” Para governar esse país e dar certo, o presidente tem que ter sorte. Eu sou um cara de muita sorte. Não sou de levar para casa má notícia. O país tem de crescer.” Lula