PL não quer apoiar reeleição do prefeito de SP

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Integrantes do PL em São Paulo estão se blindando contra a possibilidade de o partido apoiar, nas eleições de 2024, a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na capital paulista.

Deputados que conversaram com a coluna, sob reserva, lembraram uma resolução da legenda que prevê o lançamento de candidaturas próprias às prefeituras em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Nessa lógica, São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, precisaria ter um candidato do PL. O mais cotado até momento é o deputado federal e ex-ministro de Jair Bolsonaro Ricardo Salles.

“PL deve apresentar candidato próprio a Prefeito nas eleições de 2024, com potencial político-eleitoral, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, naqueles que tenham geração de programa de televisão, e nos considerados estratégicos pelas Executivas Nacional e Estadual”, diz a carta enviada a parlamentares.

O texto, porém, abre brecha para que o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, tome as decisões finais sobre candidaturas e apoios.

Novamente em cidade com mais de 200 mil eleitores, a direção do partido diz que os órgãos locais terão gestão compartilhada entre as direções estaduais e nacionais, devendo consultar as instâncias superiores para as candidaturas majoritárias.

“Lançamento de candidaturas majoritárias ou proporcionais deverá ser precedido de autorização prévia da Comissão Executiva Nacional ou do Presidente Nacional”, afirma o texto.

O prefeito Ricardo Nunes fez um jantar, nesta semana, e convidou o presidente do PL. Um sinal de aproximação com os partidos de direita, inclusive com a legenda de Jair Bolsonaro.

Até o momento, o principal adversário de Nunes é o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). O crescimento de Boulos nas últimas eleições foi assunto durante o encontro do prefeito de São Paulo.

Metrópoles