Prefeito de SP quer internar usuários de crack à força

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ag. O Globo

A prefeitura de São Paulo estuda intervir de modo mais incisivo na Cracolândia. Vai partir para o que o prefeito Ricardo Nunes qualifica de “ação mais contundente”, mas que ele está “disposto a fazer”, de acordo conversas recentes que tem tido com interlocutores próximos a ele.

Nunes está estudando pedir autorização à Justiça que os agentes de saúde da prefeitura possam fazer uma ação de internação compulsória dos dependentes de crack que vivem na região.

O que norteia a decisão de Ricardo Nunes é a pesquisa “Levantamento de Cenas de Uso em Capitais” (São Paulo, Brasília e Fortaleza), realizado pela Unidade de Pesquisa de Álcool e Drogas, da Unifesp, em dezembro. Mais especificamente um dado da pesquisa. O que revela que 57% dos entrevistados estão na Cracolândia há pelo menos cinco anos; e 39% deles, há mais de dez anos.

Nunes avalia que terá o apoio da população quando tomar tal medida. Baseia-se numa pesquisa encomendada por ele que daria 80% de paulistanos favoráveis à solução da internação compulsória dos dependentes.

A prefeitura de São Paulo contabiliza diariamente o número de dependentes que circula na Cracolândia. De acordo com esses números, a população média do local era de quatro mil pessoas em 2016. Hoje, a média diária é de mil usuários.

O Globo