Youtuber que debochou do filho 01 é conhecido
O radialista Leonel Querino, que confrontou Flávio Bolsonaro durante um voo, se dedica ao movimento sindical e já protagonizou outra briga com uma figura alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-vereador Gabriel Monteiro, que perdeu o mandato no ano passado após denúncias de assédio sexual e moral.
Na discussão, ele questionou por que Monteiro “filmou a novinha com quem transou”, se referindo às denúncias de pedofilia contra o político, que foi abordado por Leonel durante a sessão que aprovou sua cassação, em 2022.
Filiado ao PT, o radialista concorreu a deputado estadual nas eleições de 2022. Se apresentando na urna — e nas redes sociais — como Leonel “de Esquerda”, ele recebeu 9.640 votos, mas não foi eleito.
Ele preside o Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV do Rio desde 2012. E, defendendo o “caminho do socialismo” em suas plataformas, também é secretário de juventude da CUT-RJ (Central Única dos Trabalhadores) desde 2020.
O ativista, de 33 anos, se envolveu com a rádio após se formar em um curso técnico, ainda na juventude. A maior parte de sua carreira foi na EBC, que gere emissoras de rádio e de televisão do Governo Federal. Ele foi aprovado para trabalhar no local em um concurso público, em 2011.
“Nascido e criado no subúrbio carioca”, o radialista também é formado em administração. Ele ainda tem pós-graduação em economia pelo Dieese, uma entidade administrada pelo movimento sindical.
Nas redes sociais, Leonel faz sucesso indo a protestos pró-Bolsonaro. Ele costuma abordar manifestantes para questionar seu apoio ao ex-presidente ou a oposição à Lula. Em um dos vídeos, ele pergunta: “O que o PT fez para atacar a liberdade religiosa?”. “Só merda?”, responde o entrevistado. “Tipo o quê?”, insiste o influenciador, sem receber uma resposta, mesmo repetindo a questão algumas vezes.
O vídeo é um dos mais assistidos no perfil, que tem pouco mais de 100 mil seguidores — mas sem chegar perto da disputa com Flávio, que já alcançou 4,2 milhões de visualizações em apenas um dia.
Fora da política, Leonel escreveu o samba-enredo de 2021 da Gaviões da Fiel, ao lado de nomes como Marcelo Adnet. Mas, assim como o humorista, apesar de dedicar seu amor pelo Carnaval até à agremiação do Corinthians, ele mantém o amor pelo Botafogo, fazendo parte inclusive do Botafogo Samba Clube, escola do time.