Bolsonaristas tentaram roubar caixa eletrônico

Todos os posts, Últimas notícias

Circuito interno do Planalto mostra momento em que invasor golpista tenta forçar caixa ele

As imagens de circuito interno do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro, quando o prédio foi invadido por golpistas, mostram um dos vândalos forçando um caixa eletrônico (veja no vídeo acima).

O caixa eletrônico fica na ala oeste do 3º andar do Planalto, ao lado do relógio do relógio do século XVII, que foi destruído pelos golpistas.

As imagens do circuito interno foram liberadas pelo Gabinete de Segurança Institucional a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de uma investigação sobre as invasões golpistas.

O homem que tenta forçar o caixa eletrônico fica cerca de dois minutos dedicado a isso. Depois, desiste e vai embora.

Imagens do circuito interno
As imagens do circuito interno tem cerca de uma centena de horas de filmagem.

A invasão do Planalto ganhou nova repercussão nesta semana ao ser divulgado um trecho do circuito interno, até então inédito, que mostrava o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias circulando entre os golpistas. Após a divulgação do vídeo, na quarta-feira (19), Dias se demitiu.

No trecho divulgado ao longo da semana, além de Dias aparecer nas imagens, aparecem também servidores do GSI conversando com os extremistas. Um dos servidores, o major José Eduardo Natale, chega a oferecer água aos invasores.

O trecho veiculado ao longo da semana foi editado. As novas imagens do circuito interno mostram outros momentos da movimentação do dia 8. Há momentos em que Natale conversa com extremistas. Mas também há momentos em que o major pede para eles saírem dos locais invadidos.

O vídeo abaixo mostra a cena já divulgada, mas agora por outra câmera. Entre a aparição de Natale e a de Dias transcorre cerca de meia-hora. A ação se passa entre entre 15h56 e 16h29.

G1