Bolsonaros seguem arrumando boquinhas para parentes

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

A meia-irmã da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Geovanna Kathleen, foi nomeada ajudante parlamentar pleno no gabinete da senadora e ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL) Damares Alves (PL-DF). A remuneração para o cargo comissionado é de R$ 4 mil. Como mostrou o GLOBO, em agosto de 2021, Geovanna é uma das sete parentes de Michelle que a então ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deu carona em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O voo foi solicitado por Damares com a justificativa de ir a um evento do Pátria Voluntária, programa social que era coordenado por Michelle, que também estava na aeronave. As duas, entretanto, também participaram de uma festa de aniversário em São Paulo, do maquiador Agustin Fernandez, que também pegou carona no retorno a Brasília no voo oficial de retorno.

À época, o Ministério dos Direitos Humanos se justificou dizendo que “todas as pessoas citadas na mensagem foram transportadas pela aeronave da FAB, nos trajetos de ida e volta, como voluntárias nas diversas vertentes do programa Pátria Voluntária”. Entretanto, respondendo a pedido feito por meio da Lei de Acesso sobre o papel de cada passageiro do voo no projeto, a Casa Civil disse que “dos nomes citados, faz parte do Programa Pátria Voluntária apenas a servidora Lílian Costa Cardoso”, uma das passageiras do voo. O caso, à época, foi investigado pelo MPF por pedido do deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE).

Geovanna Kathleen Ferreira Lima e Michelle Bolsonaro são filhas da mesma mãe, Maria das Graças Firmo Ferreira. A meia-irmã mais nova da ex-primeira-dama tem 24 anos.

Para além da nomeação da meia-irmã no gabinete de Damares, o ex-secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif (PL-SC), também tem concedido cargos a familiares do ex-presidente. Em março, o senador nomeou dois integrantes da família Bolsonaro em seu gabinete: o filho 04 do ex-presidente, Jair Renan, e o namorado de Letícia Firmo, filha mais velha da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Geovanna Kathleen também não é a única irmã de Michelle na política: Diego Torres foi nomeado, em janeiro, assessor especial do governo de Tarcísio Freitas (Republicanos-SP).

O Globo