Confira avião que Lula comprou e serviu Temer e Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Presidência da República/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, na manhã desta terça-feira, em Brasília com destino à China. O voo deve durar mais de 30 horas. A previsão é que o petista faça a primeira parada por volta das 19h40 no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde a aeronave presidencial VC-1 Airbus A319CJ terá um pouso técnico para reabastecimento. De lá, o avião segue até Abu Dhabi, segunda parada, antes de pousar no país chinês.

Segundo a Força Aérea Brasileira, o VC-1 é uma aeronave militar designada especialmente para cumprir a missão de transportar com segurança o Presidente da República para diversas localidades do Brasil e do exterior. O vetor possui uma performance que permite a operação em diferentes aeródromos, o que possibilita uma versatilidade no transporte presidencial, tanto por operar em pistas mais curtas e estreitas, bem como por realizar voos de longa duração.

Airbus 319ACJ (Santos Dumont) foi comprado no primeiro mandato do ex-presidente Lula, e substituiu um Boeing 707, apelidado de “sucatão”. A aeronave presidencial do Grupo de Transporte Especial (GTE) tem aproximadamente 34 metros de comprimento e de envergadura, e cerca de 12 metros de altura. Ela pode atingir até 830 quilômetros por hora na velocidade máxima de cruzeiro.

Popularmente conhecido como “Aerolula”, a aeronave é dividida em três sessões. A principal, na parte frontal do avião e com cerca de 10 poltronas, leva as principais autoridades a bordo. No meio há uma sala com uma mesa no centro e, na parte de trás da aeronave, viajam os assessores e demais convidados do voo oficial, em aproximadamente 40 assentos semelhantes aos de aviões comerciais.

O Globo