Governo Bolsonaro fez explodirem falências no país

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: iStock

Em março, foram registrados 97 pedidos de falência de empresas em todo o país. O número representa um crescimento de 40,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram anotados 69 requerimentos desse tipo. Na comparação com fevereiro deste ano, que teve 86 solicitações, o aumento foi de 12,8%. É isso o que indicam dados da pesquisa mensal realizada pela Serasa Experian.

De acordo com o levantamento, o setor que apresentou o maior número de pedidos de falência foi o de serviços, com 39 do total. Mas o segmento em que houve o maior crescimento dessas solicitações entre fevereiro e março deste ano foi o do comércio, cujos números passaram de 17 para 31, numa expansão de 82%. Na indústria, houve queda. Os requerimentos passaram de 32 para 26.

Quando segmentados pelo porte das companhias, os dados mostram que a liderança isolada das falências é ocupada pelas micro e pequenas empresas (MPEs), com 60 pedidos. Elas são seguidas pelas médias, com 19, e pelas grandes, com 18.

A pesquisa da Serasa Experian também toma o pulso dos pedidos de recuperação judicial feitos no país. Nesse caso, eles cresceram entre março deste ano e o mesmo mês do ano passado. Passaram de 88, em 2022, para 94, em 2023, num aumento de 6,8%. Na comparação entre fevereiro, com 103 solicitações, e março deste ano, com 94, houve queda do indicador.

“Com o agravamento da inadimplência das companhias, que cresce desde setembro de 2021, era inevitável que elas chegassem a esse patamar de pedidos de recuperação judicial”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. Para ele, mesmo que o atraso no pagamento dos compromissos financeiros desacelere, “é possível que a insolvência das empresas continue crescendo.”

Os dois indicadores são feitos a partir do levantamento mensal de estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e de recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian. As informações são coletadas em fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

Metrópoles