Lula faz apelo a Rússia e Ucrânia por diálogo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) disse esperar a “boa vontade” dos presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, para manter a paz no mundo.

Em viagem à China, o presidente brasileiro disse que a China e os Estados Unidos têm um papel muito importante no contexto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Para o petista, os EUA devem parar de “incentivar a guerra” com o envio de recursos à Ucrânia e sugeriu que “comecem a falar em paz”, assim como a União Europeia precisa fazer. Assim, segundo Lula, seria possível “convencer” Putin e Zelensky que a paz interessa a todo o mundo. O presidente afirmou saber que não é fácil acabar com a guerra, mas disse que é preciso procurar países no mundo que topem fazer uma aliança com o objetivo de incentivar a paz. Eu acho que é preciso que a União Europeia e os Estados Unidos tenham boa vontade, que o Putin e o Zelensky tenham boa vontade para a gente voltar a ter paz no mundo. Muitas vezes não precisamos de guerra. Eu acho que estamos em uma situação em que os dois países estão com dificuldade de tomar decisões. Quando isso ocorre, eu acho que terceiros países, que mantenham boas relações com os dois, precisam criar as condições de termos paz no mundo. Não precisamos de guerra.” Presidente Lula

Uol