Regina Duarte diz que vândalos de 8/1 eram petistas travestidos

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL) Regina Duarte foi advertida pelo Instagram após compartilhar uma informação falsa em seu perfil na plataforma. A atriz publicou que os atos golpistas que invadiram a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro e culminaram na depredação do patrimônio público teriam sido cometidos por apoiadores do presidente Lula (PT).

Leite condensado personalizado e mensagem de boas-vindas: Bolsonaro ganha café da manhã de vizinhos
8 de janeiro: Imagens revelam o pânico de funcionários do Planalto minutos antes da invasão de golpistas
O Instagram marcou a postagem da atriz como fake news. De acordo com a plataforma, o conteúdo “foi analisado por verificadores independentes em outra publicação”. As imagens postadas pela ex-secretária de Bolsonaro mostra uma bandeira do PT, que a própria rede social afirma que foi furtada no Congresso Nacional pelos invasores, o que também foi atestado por agências de checagem.

Parlamentares da esquerda reagiram à postagem e punição do Instagram. O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) comentou uma postagem sobre o ocorrido: “É de dar pena o fim da carreira de dona Regina”, escreveu.

Esta não foi a primeira vez que Regina publica notícias falsas nas redes sociais. Em fevereiro deste ano, ela publicou um vídeo intitulado “Lula Não Foi Eleito pelo Povo, Ele Foi Escolhido e Eleito pelo STF e TSE”. Esta mesma publicação foi replicada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas suas redes sociais em 10 de janeiro deste ano, dois dias após os atos golpistas em Brasília, quando extremistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do próprio STF.

Em março deste ano, sua conta já havia sido alvo de avisos da plataforma por este tipo de conteúdo falso. O usuário, ao tentar seguir o perfil da atriz, recebe uma mensagem dizendo que a conta dela costuma publicar fake news.

O Globo