Roteiros de Lula no exterior mostram mudança na geopolítica

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Entre 2003, primeiro ano do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e 2023, já se passaram vinte anos. Entretanto, pelo menos no início do seu terceiro mandato, o petista mantém o mesmo ritmo de viagens que teve quando chegou ao poder pela primeira vez.

Lula viajará nesta terça-feira para a China, sua terceira viagem internacional. Em 2003, foram duas no mesmo período. Da mesma forma, no último domingo, visitou o Maranhão, sua 17ª viagem, praticamente o mesmo número que fez em 2003, quando passou por 16 cidades, segundo registro da Biblioteca da Presidência da República. A expectativa é que o presidente faça mais uma viagem internacional neste mês, para Portugal, sua quarta neste mandato.

Entretanto, se o ritmo é igual, o destino das viagens sublinham as diferenças entre o mundo e o Brasil de 2003 e de hoje em dia. A viagem para a China, por exemplo, é um dos destaques do itinerário de Lula neste ano. Em 2003, a primeira viagem de Lula à Ásia foi apenas em dezembro, em um tour pelos países árabes. O petista só visitaria a China pela primeira vez em maio de 2004.

Em 2003, a segunda viagem de Lula foi uma passagem por três países europeus: Suíça, Alemanha e França. Neste ano, a primeira viagem ao Velho Continente será para Portugal, para a celebração da Revolução dos Cravos.

Da mesma forma, as viagens no território nacional também refletem a mudança da força política de Lula entre o seu primeiro mandato e o atual. Em 2003, as duas primeiras cidades visitadas por Lula foram Teresina (PI) e Recife (PE). Ele só voltaria ao Nordeste quatro meses depois, no final de abril. Neste ano, porém, a região é a preferida do presidente: ele já visitou o Nordeste em seis oportunidades, mesmo número de viagens ao Sudeste.

Outra característica que tem marcado as viagens do presidente neste mandato têm sido seu interesse em acompanhar de perto as respostas do governo em situações de emergência: a exemplo na visita deste domingo ao Maranhão, onde sobrevoo áreas atingidas pelas chuvas, Lula visitou Araraquara (SP) e São Sebastião (SP) em situações similares e também foi a Roraima durante a crise no território ianomami.

O Globo