Trump se entrega à Justiça americana
Foto: Chip Somodevilla/ Getty Images
O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump chegou a Nova York nesta segunda-feira (3/4) para se apresentar ao Tribunal Criminal de Manhattan, segundo a imprensa americana. Trump é réu em caso de suposto pagamento pelo silêncio de ex-atriz pornô e terá sua primeira audiência na terça-feira (4).
O magnata americano enfrentará a primeira audiência de acusação referente ao dinheiro pago à estrela pornô Stormy Daniels antes da eleição de 2016. Trump foi indiciado na última quinta-feira e se tornou o primeiro ex-presidente americano a enfrentar acusações criminais.
Em perfil na sua própria rede social, a Truth Social, o ex-presidente disse que deve passar a noite na Trump Tower.
“Estarei saindo de Mar-a-Lago às 12h com destino à Trump Tower em Nova Yorque. Na manhã de terça-feira, irei, acredite ou não, ao tribunal. A América não deveria ser assim”, disse o republicano.
De acordo com a agência Reuters, a audiência deve começar às 14h15 no horário local (15h15, horário de Brasília). Em seguida, Trump deve retornar à Flórida e fará discurso em Mar-a-Lago à noite.
No tribunal, Trump terá suas digitais colhidas e será fotografado. Segundo seu advogado, Joe Tacupina, o ex-presidente não será algemado, após sua defesa fechar acordo com a Promotoria de Nova York.
Para garantir a segurança da cidade, autoridades de Nova York reforçaram a presença policial desde domingo. Após Trump afirmar que seria preso e convocar protestos, o Departamento de Polícia de Nova York ergueu barreiras de metal ao redor da Trump Tower. Além disso, a polícia bloqueou as vias próximas ao tribunal onde Trump se apresentará.