Comandante interino da PMDF sabia do ataque de 8/1

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Metrópoles

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), apontado como “omisso” por não elaborar planejamento de segurança para as ações de 8 de janeiro, tinha um “informante” no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército.

Segundo relatório da Polícia Federal ao qual a coluna Grande Angular teve acesso, o coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, que atuava como comandante interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF na data dos atos antidemocráticos, em Brasília, revelou a um colega que tinha um “camarada” no QG, o qual relatou a ele sobre o clima de animosidade no local.

No dia 7 de janeiro, véspera dos atos golpistas, o coronel chefe do DOP encaminhou ao coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, então comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (CPR), a mensagem que seria do informante. No texto, o “camarada” de Bezerra alertou que os manifestantes “vieram preparados para a guerra”, “não vão ceder de forma alguma” e contou que ouviu muitas conversas referindo-se “até mesmo morte”. “As coisas tá (sic) mais séria do que muitos brasileiros estão imaginando”.

A partir de análise efetuada nos materiais apreendidos na casa e no carro de Paulo José, a PF concluiu que faltou um plano operacional para coibir os ataques de 8 de janeiro aos prédios da Praça dos Três Poderes.

“É verossímil acreditar que Paulo José agiu de forma omissa, frente aos crimes praticados no dia do evento, ao não elaborar o planejamento operacional do policiamento ostensivo do Distrito Federal”, concluiu a corporação.

Metrópoles