Confira ministros de Lula que nunca o visitaram

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

Em mais de 140 dias de governo, 14 dos 37 ministros de Lula não se reuniram com o presidente no Palácio da Alvorada. Os motivos são variados. Vão da falta de intimidade à não participação do núcleo duro do petista. A lista de visitantes foi obtida com exclusividade pela coluna e inclui o período em que os registros começaram a ser feitos pela atual gestão, entre fevereiro e maio.

Até mesmo alguns ministros filiados ao PT ainda não foram recebidos por Lula na residência oficial. É no Alvorada, longe dos holofotes da imprensa, que as reuniões mais delicadas costumam acontecer.

A lista de “excluídos do Alvorada” conta com nomes importantes, como Camilo Santana (PT), da Educação, e Nísia Trindade, da Saúde. Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente; Margareth Menezes, da Cultura; e Aniele Franco, da Igualdade Racial, também fazem parte do grupo.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT), e a do Ministério dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL), tampouco estiveram no Alvorada, assim como a da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB).

Fazem parte da lista, ainda, os dois ministros que representam o União Brasil no governo: Daniela Carneiro, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações.

Os ministros do PSD, Alexandre Silveira, das Minas e Energia, e André de Paula, da Pesca e Aquicultura, tampouco estiveram com Lula no Alvorada.

A relação tem ainda os nomes do general Marcos Antônio Amaro, recém-nomeado para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Vinícius Carvalho, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU).

Metrópoles