Em áudio, Bolsonaro chama miliciano de “segundo irmão”

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ TV Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um áudio pouco antes das eleições de 2022 chamando Ailton Gonçalves Moraes Barros, apontado como operador das fraudes em cartões de vacinação em Duque de Caxias (RJ), de “segundo irmão”.

O áudio foi revelado pelo jornal “Extra” e obtido pelo Fantástico. O ex-major Ailton Barros foi preso na quarta-feira (3) durante operação da Polícia Federal contra falsificação de cartões de vacina contra a Covid-19. Ao todo, seis pessoas foram presas na ação.

PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid e mais 5 em operação por falsificação de cartões de vacina

Barros é apontado como homem de confiança de Bolsonaro. Ele acompanhava o ex-presidente em viagens e apoiou o ex-presidente nas últimas eleições. O ex-major também foi votar com o presidente nas eleições.

Um pouco antes, em campanha para deputado estadual, recebeu o áudio.

“Ailton, você sabe, você um velho colega meu, paraquedista. Tu é meu segundo irmão, né? Primeiro é o Hélio Negão, depois é você. Tu sabe o carinho que tenho contigo, da nossa amizade. Eu nem posso declarar meu voto, né? Mas você é um cara que eu gostaria muito que tivesse sucesso aí no Rio, tá ok?”, disse.

Expulso do Exército em 2008, Barros tem uma extensa ficha na Justiça Militar. Ele é réu em 13 processos, com anotações como tentativa de abuso sexual, diversos episódios de violência contra militares, atropelamento e desacato a superiores.

Em mensagem a Mauro Cid, Barros disse saber quem mandou matar Marielle: ‘Sei a p**** toda’
Barros também chegou a ser preso administrativamente sete vezes. Desde a expulsão do Exército, a esposa dele passou a receber, dentro da lei, uma pensão integral. Atualmente o valor é de R$ 22,8 mil.

O advogado de Ailton Barros não foi localizado pela reportagem do Fantástico.

G1