Faz-tudo de Bolsonaro reproduzia seus deboches contra aliados

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro preso pela Polícia Federal (PF) suspeito de fraudar dados de vacinas, debochava de aliados do ex-presidente no WhatsApp durante o governo. Entre os alvos de Cid nas conversas interceptadas pela PF estavam parlamentares bolsonaristas e um general com assento no Planalto.

Em mensagens enviadas a Célio Faria, que era chefe de gabinete da Presidência e se tornaria ministro da Secretaria-Geral, Cid ironizou um evento organizado por Bia Kicis. A deputada do partido de Bolsonaro promovia o Fórum da Rota da Fruticultura em setembro de 2021.

“Evento vazio. Parece que só tem cem pessoas. Hahahahahaha. Sempre assim… Todo evento torto morre torto… Pr [presidente] disse que só vai se encher”, escreveu Cid para Faria, após enviar uma foto do evento.

Em julho de 2021, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro também criticou Jorge Seif, ex-secretário da Pesca e atual senador, e Gilson Machado, ex-ministro do Turismo. Em um bate-papo sobre a agenda do ex-presidente, Cid disse ao colega de Planalto: “Ainda bem que Seif e Gilson sumiram nesta semana”.

Dois meses depois, Cid contou a Faria, rindo, que havia avisado a Bolsonaro que Seif gostaria de falar com ele, e que Bolsonaro respondeu com um xingamento. Cid também enviou uma publicação do Twitter de Seif e alfinetou: “Não vou falar nada…”. O ex-chefe de gabinete de Bolsonaro respondeu com um emoji de enjoo.

Enquanto defendia o governo Bolsonaro na CPI da Covid, em setembro de 2021, o senador Luiz Carlos Heinze também entrou na roda. O ex-chefe de gabinete da Presidência informou a Cid que o senador iria ao Planalto “dar pitaco” no discurso de Bolsonaro à Assembleia-Geral das Nações Unidas. “Já falei que o discurso está fechado, mas ele insiste em dar pitaco. Queria, de qualquer maneira, falar com alguém aí. Que fique registrado”, escreveu Faria. Cid respondeu: “O presidente já está puto”.

Cid também atacou o general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro da Secretaria-Geral e da Casa Civil.

Ramos planejava motociata, em Goiânia, em agosto de 2021. Para Cid, o ato era “furada total”. Faria respondeu que a ideia daria “merda”. Dias depois, Cid enviou reportagem sobre o alto gasto com motociatas e escreveu: “Eu avisei…”.

Metrópoles