Lula propõe diálogo a Putin

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) relatou hoje, em suas redes sociais, ter conversado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por telefone. Segundo o presidente, ele recebeu um convite para Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, mas não poderá comparecer.

Lula ainda escreveu que reiterou a “disposição do Brasil” em “conversar com ambos os lados” da guerra entre a Rússia e Ucrânia.

 

No começo da semana, Lula afirmou que esperou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para um encontro no Japão, durante o encontro do G7, mas que a delegação do país atrasou e ao final não apareceu. Lula avalia que Rússia e Ucrânia “não querem conversar sobre paz”. O petista tem insistido em uma solução pacifista desde que foi eleito, em novembro. Entretanto já foi criticado por igualar Rússia e Ucrânia como culpados pela guerra, sendo que foram os russos que invadiram o país vizinho. Durante reunião por videoconferência, em março, Zelensky fez o primeiro convite para Lula ir a Kiev. Na ocasião, o petista manifestou disposição de atender o convite em um “momento adequado”. No dia 9 de maio, o assessor especial para política externa do Brasil, Celso Amorim, viajou a Kiev. A reunião com Zelensky marcou uma tentativa do governo brasileiro mostrar ao Ocidente a disposição de dialogar com todos os lados.

Uol