Mercado Financeiro troca Bolsonaro por Tarcísio

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o político mais citado no mercado financeiro como principal líder da oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa Genial/ Quaest divulgada nesta quarta-feira (10).

Tarcísio tem mais menções do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político: 48% avaliam o governador como principal líder e 34% classificam dessa forma o ex-presidente. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é citado por 7%. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é mencionado por 2% e 10% avaliam que nenhum desses nomes é o principal líder da oposição no país hoje.

Os resultados estão na segunda da rodada da pesquisa “O que pensa o mercado financeiro” feita pela Quaest no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O instituto de pesquisa ouviu gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro. Foram 92 entrevistas com fundos de investimentos com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de maio.

Se Bolsonaro não for candidato em 2026, 66% dos entrevistados do mercado financeiro pretendem apoiar Tarcísio para concorrer à Presidência, 25% citam Zema, 3% Flávio e apenas 1% a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A pesquisa mostra ainda que 55% dos entrevistados não acreditam que haverá um candidato viável em 2026 que não seja ligado a Lula ou a Bolsonaro, e 45% afirmam que poderá ter uma “terceira via”.

Valor Econômico