Zambelli, Nikolas e mais 2 enfrentam Conselho de Ética

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Spada

Os processos no Conselho de Ética da Câmara contra os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Nikolas Ferreira (PL-MG) e José Medeiros (PL-MT) vão começar a tramitar a partir da próxima semana, após Arthur Lira, presidente da Casa, assinar as quatro representações, como mostrou Lauro Jardim, colunista do GLOBO. O deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), presidente do conselho, anunciou que os relatores dos quatro casos serão definidos por sorteio em breve.

– Vamos comunicar os representados. E faremos a reunião semana que vem – disse o deputado ao GLOBO.

Zambelli é alvo de uma representação do PSB após ela ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA). O episódio aconteceu em abril, quando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participava de uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

Com a sessão tumultuada, Duarte pedia para garantir a ordem, quando a parlamentar, que estava sentada logo à frente, se virou e soltou um: “tomar no…”.

Já Márcio Jerry foi acusado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) de tê-la assediado ao pegá-la pela cintura e aproximar o rosto de seu pescoço. Ele é alvo de uma representação feita pelo PL. Jerry nega ter assediado a colega e disse que apenas falava no ouvido dela.

O PSOL é autor do requerimento contra o deputado Nikolas Ferreira. Em discurso no plenário no dia 8 de março, dia internacional da mulher, Nikolas colocou uma peruca loira e debochou das mulheres transsexuais. Em vez de se referir a elas como mulheres trans, o deputado usou a expressão transfóbica “homens que se sentem mulheres”.

O caso do deputado José Medeiros também terá a relatoria definida na semana que vem. Pedida pelo PT, a representação foi protocolada após o deputado Miguel Angelo (PT-MG) ter reclamado de agressões feitas por Medeiros. De acordo com o petista, o deputado do PL o empurrou, pisou em seu pé e o xingou.

O Globo