Deputado será investigado por homofobia
Foto: Reprodução
O deputado Abílio Brunini (PL) foi acusado de homofobia contra a deputada Erika Hilton (PSOL) durante a CPMI dos atos golpistas.
O senador Rogério Carvalho (PT) diz que escutou um comentário homofóbico de Brunini durante a fala de Erika Hilton. Carvalho estava sentado na frente do deputado bolsonarista.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos) também escutou a fala de Brunini. No momento, o microfone dele estava fechado e apenas pessoas próximas o escutaram.
Brunini riu das acusações e, questionado pelo presidente da CPMI, Arthur Maia (União), negou qualquer tipo de ofensa. A polícia parlamentar vai investigar as filmagens e Brunini poderá ser punido.
Minutos depois, Erika tentou retomar sua fala, mas foi interrompida novamente por gritos de André Fernandes (PL). Maia se irritou e ameaçou expulsar o deputado. “Se continuar assim, vou ter que tomar providências. Não vou aceitar que qualquer parlamentar tente desmoralizar o trabalho da presidência”.
Ao UOL, a deputada Erika Hilton diz que não escutou a fala homofóbica e que aguardará a liberação das imagens.
O comentário de Brunini foi feito enquanto Erika o criticava. Antes de ser interrompida, ela dizia: “Toda sessão o deputado atrapalha os trabalhos da CPMI, causa tumulto. Eu aconselharia que o deputado procurasse tratar sua carência em outro espaço”.
O senhor Abílio fez uma fala homofóbica quando a companheira estava se manifestando. Ele disse que ela estava oferecendo serviços. Isso é homofobia e desrespeito e peça para o deputado se retirar.
Senador Rogério Carvalho
Eu não ouvi, mas outros deputados estão falando que ouviram Abílio. Vamos fazer investigação vendo as filmagens. Se falou, vai ter leitura labial e obviamente se agiu dessa forma vai ter penalidade.
Presidente da CPMI, Arthur Maia
Lamentável o que ocorreu durante o trabalho da CPMI. A base de Bolsonaro estava bastante raivosa.
Deputada Erika Hilton ao UOL
Nas redes sociais, parlamentares saíram em defesa da deputada Erika Hilton:
ASQUEROSO o ataque bolsonarista que aconteceu hoje contra a companheira e deputada @erikakhilton na CPMI do golpe.
NÃO ACEITAREMOS DESRESPEITO!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 11, 2023