Deputados caem nas férias sem aprovar LDO
Foto: Reprodução
Desde o último dia 18 até a próxima segunda-feira, o Congresso encontra-se sem nenhuma atividade parlamentar. Oficialmente, as duas semanas sem trabalhos na Câmara e no Senado no meio do ano só são permitidas se a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já tiver sido votada, o que ainda não aconteceu em 2023. Ainda assim, ambas as Casas adotaram férias informais no período.
O chamado “recesso branco” permitiu a deputados e senadores diferentes escolhas. Enquanto alguns viajaram pelo Brasil ou para o exterior, compartilhando a rotina nas redes sociais, outros preferiram focar esforços em eleições vindouras. Confira, abaixo, como estão as férias de alguns parlamentares nas últimas semanas.
A parlamentar publicou registros no Instagram na Califórnia, nos Estados Unidos, ao lado de amigos. Em uma das postagens, a deputada bolsonarista aproveitou para criticar medidas de restrição às armas de fogo adotadas pelo governo Lula: “Aqui nos EUA todo mundo tem o direito de se defender”, escreveu junto de foto em que apareceu com chapéu de caubói.
Desde que começou o recesso informal, Janones está na Europa. Ele iniciou a viagem em Genebra, na Suíça, onde representou o Brasil na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Também já esteve na Alemanha e, nesta quarta-feira, mostrou fotos passeando por Praga, na República Tcheca. O parlamentar fez ainda vídeos dentro do antigo campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia.
Ele mostrou sua visita a Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, e brincou ao posar com Minions, personagens de animação da Pixar. O parlamentar brincou com o termo “bolsominions”, usado para se referir a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Enquanto tenta se cacifar à disputa pela Prefeitura de São Paulo no ano que vem, Tábata Amaral preferiu cumprir agendas pela cidade no período. Em tom de campanha, ela chegou a fazer enquete nas ruas perguntando quem era o atual mandatário do município.
O ex-jogador de vôlei está em Santa Catarina, onde postou vídeos com a família no Beto Carrero World e em praias do estado.
O petista aproveitou o feriado para celebrar o próprio casamento em uma cerimônia em Portugal. Depois, seguiu para a Itália em clima de lua de mel com a mulher e a filha.
Uma comitiva formada por parlamentares bolsonaristas foi até a sede da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para reportar o que consideram uma violação nos direitos de presos acusados de ligação com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. O procedimento correto para denúncias deste tipo, porém, seria seguir para a representação das Nações Unidas em Genebra, na Suíça. Estiveram na viagem os senadores Magno Malta (PL-ES), Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE), além do deputado federal Marcel Van Hatten (Novo-RS).
O congressista passou pela Índia e, agora, está na Coreia do Sul. O objetivo, segundo ele, é buscar ampliar o mercado para os produtos agropecuários brasileiros.