Interventor do 8 de janeiro pode disputar governo do DF

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Palácio do Planalto passou a incentivar, nos bastidores, a candidatura do atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2026.

A avaliação de ministros palacianos é que Capelli seriam um nome competitivo da esquerda para o pleito, sobretudo com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com base nessa estratégia, integrantes do Planalto dizem que Lula pretende aumentar o destaque de Cappelli no governo até 2026, sobretudo em ações ligadas a Brasília.

Após as invasões golpistas do 8 de Janeiro, por exemplo, o presidente nomeou Capelli como interventor federal na área de segurança pública do DF.

Em abril, o petista escolheu o número dois de Flávio Dino no Ministério da Justiça para assumir interinamente o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Jornalista de formação, Capelli já ocupou diversos cargos na administração pública. Ele foi filiado ao PCdoB por mais de 20 anos, mas deixou a sigla em 2021, quando Dino também saiu da legenda.

Em 2026, o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), estará encerrando seu segundo mandato, sem possibilidade de tentar reeleição.

Metrópoles