Juros nos EUA podem aumentar preço do dólar no Brasil
O aumento dos juros nos EUA atrairão dólares de todas as partes do mundo e fará o preço da moeda subir aqui e em toda parte também. Confira a reportagem abaixo.
***
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), voltou a aumentar a taxa básica de juros da economia americana em 0,25 ponto percentual (p.p.) O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26/7).
Com a mudança, os juros básicos subiram para um intervalo entre 5,25% a 5,5% ao ano, a maior taxa em 22 anos.
O aumento era esperado pelos mercados. Na reunião anterior, em junho, o comitê havia feito uma pausa no aperto monetário, mas indicado que novas altas poderiam vir na sequência.
Antes de interromper o ciclo de alta dos juros, o comitê de política monetária do Fed aumentou a taxa 10 vezes consecutivas, a partir de março de 2022.
Após a alta na taxa de juros, a dúvida que paira nos mercados é se o Fed promoverá mais um aumento de 0,25 p.p. até o fim do ano.
Em comunicado após a decisão desta quarta-feira, o comitê de política monetária afirmou que seguirá observando os indicadores da economia até a próxima reunião. O comitê pontuou que a taxa de desemprego nos EUA segue baixa e com atividade econômica moderada, o que pode ser um risco para a queda na inflação de volta à meta de 2%.
Inflação nos EUA
A inflação americana vem desacelerando nos últimos meses, o que indica que o Fed pode encerrar em breve o ciclo de altas, a depender do cenário.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos EUA fechou junho em 3% no acumulado em 12 meses, a menor inflação desde março de 2021. A meta americana é de inflação em 2%.
“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica vem crescendo em ritmo moderado. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação continua elevada”, disseram os membros no comunicado desta quinta-feira. “O comitê está fortemente empenhado em retornar a inflação ao seu objetivo”, diz o texto.
A alta de juros é instrumento de política monetária dos bancos centrais para conter a inflação. Nos EUA, o Fed começou a subir os juros sobretudo após a inflação atingir seu maior patamar em 40 anos no começo de 2022, diante do aumento dos preços de energia intensificados pela guerra na Ucrânia.
Metrópoles