Lula usa ida à Europa para contatos políticos

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) chega hoje a Bruxelas para participar da terceira cúpula entre Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e União Europeia. O presidente partiu de Recife na madrugada de hoje. Ele deve chegar a Bruxelas por volta das 16h no horário local (11h no horário de Brasília) e descansar. Não há agenda pública prevista.

Os encontros da cúpula deverão ocorrer entre amanhã (17) e terça (18), para debater assuntos como aproximação econômica e meio ambiente. Este é o primeiro encontro entre as duas comunidades desde 2015.

Lula também deverá participar de um encontro entre países progressistas das duas regiões, como Alemanha, Portugal, Argentina e Chile. Ainda terá reuniões bilaterais.

Esta é a décima quarta viagem do presidente ao exterior desde que assumiu, com maior presença em América do Sul e Europa.

A negociação do acordo entre Mercosul (Mercado Comum do Sul) e União Europeia também deverá ser tema dos encontros. Lula tem encampado o debate do lado latino-americano.

O evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de julho, com chefes de Estado ou representantes dos 33 países da Celac e dos 27 da União Europeia. De acordo com o Itamaraty, as discussões deverão focar nos seguintes assuntos em comum:

Mudança climática e desenvolvimento sustentável;
Inclusão social;
Recuperação econômica pós-pandemia e cooperação para o desenvolvimento;
Transição energética e transformação digital;
Migrações;
Reforma da arquitetura financeira internacional;
Luta contra o crime organizado.

O café da manhã com “líderes progressistas” proposto pelo ex-primeiro-ministro sueco Stefan Lofven. Segundo o Itamaraty, foram confirmados chefes de Estado de outros oito países:

Alemanha;
Argentina;
Chile;
Colômbia;
Dinamarca;
Espanha;
Portugal;
República Dominicana.
Lula também aproveitará a viagem para fazer encontros bilaterais com outros chefes de Estado europeus, ainda sem horário confirmado pelo Itamaraty:

Rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie;
Primeiro-ministro da Bélgica, Alexandre De Croo;
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que Lula já recebeu no Brasil;
Também há a expectativa de reuniões com os primeiros-ministros da Áustria e da Suécia, ainda não confirmados.

Nos encontros, o principal assunto discutido deverá ser o acordo entre Mercosul e União Europeia, que Lula tenta fechar desde o primeiro mandato.

A última proposta enviada pelos europeus foi chamada de “neocolonial” e “inegociável” pelo brasileiro e a expectativa do Itamaraty é que encontros com mais países ajudem a avançar a pauta.

Uol