Ministros de PP e Republicanos só assumem semana que vem
Foto: Breno Carvalho/Agência O Globo
Indicados pelo Centrão para integrar o ministério do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) estão fora de Brasília nesta semana. Com isso, a definição das pastas que eles irão assumir deve ocorrer apenas em agosto.
Os dois aguardam um chamado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Silvio Costa está em Pernambuco e só deve voltar para a capital federal no começo da próxima semana. O parlamentar tem realizado encontros políticos com prefeitos do estado.
Fufuca esteve em Brasília no começo da semana, mas na quarta-feira foi para o Maranhão. Durante a passagem pela capital federal, o deputado do PP não teve encontros com a cúpula do governo.
Ministro da Justiça: ‘Acho que é importante ampliar a base com o Centrão’, diz Flávio Dino
Em conversa com Padilha no começo de julho, o Republicanos indicou Silvio Costa para assumir o Ministério do Esporte. Já o PP pediu que Fufuca ficasse com a pasta de Desenvolvimento Social. Lula, porém, disse publicamente que não abriria mão do Ministério do Desenvolvimento Social.
– Esse ministério é um ministério meu. Esse ministério não sai — disse Lula.
Nas conversas internas, Lula também sinalizou que não pretende tirar a ex-jogadora de vôlei Ana Moser da pasta. O Desenvolvimento Social está sob o comando do petista Wellington Dias.
Com a resistência de Lula em mexer nos dois ministérios inicialmente almejados, o governo estuda novos desenhos para acomodar PP e Republicanos na Esplanada. As discussões começaram na noite de terça-feira em uma reunião de Lula com Padilha e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).